Cálculo Renal e Tratamento com Laser

Cálculo Renal e Tratamento com Laser - Gustavo Wanderley

O cálculo Renal é uma afecção que pode acometer até 5-10% da população e seu tratamento vem ao longo dos últimos 30 anos passando por importantes e benéficas inovações. A cirurgia aberta tradicional já é considerada uma exceção no manejo desta doença.

Inovações essas que se iniciaram a partir da década de 80 com a incorporação do tratamento minimamente invasivo. Foi implementado o tratamento com a Litotripsia Extracorpórea(LECO), onde os cálculos são “bombardeados” externamente por ondas eletrohidráulicas causando sua quebra e posterior eliminação.

A realidade hoje nos centros de Urologia do Brasil é a realização de cirurgias endoscópicas ( Endourologia), onde em boa parte dos casos o paciente tem alta no mesmo dia ou em poucos dias após o tratamento. Nesta modalidade de cirurgia minimamente invasiva os cálculos podem ser tratados através da uretra onde óticas extremamentes delicadas e com alta resolução visualizam o cálculo dentro do ureter ou do rim e o mesmo é fragmentado com aparelhos geradores de energia. Atualmente o uso do laser para quebra do cálculo renal é considerado o padrão. Já se testaram inúmeras máquinas geradoras de energia a Laser e o laser que se mostrou com melhor eficácia na fragmentação “das pedra dos rins” foi o Holmium – yag laser.

Hoje em dia conseguimos realizar o tratamento de cálculos urinários complexos com altas taxas de sucesso e baixas complicações. Segundo Dr. Gustavo Wanderley, o uso do Laser na Urologia é uma realidade e através dele podemos tratar diversos problemas Urológicos, desde cálculos renais, crescimento da Próstata e até tratamento de alguns tumores.