Cálculo Urinário.

Os cálculos urinários, ou litíase urinária, são concreções minerais formadas nos rins ou na bexiga, que podem migrar  através do sistema urinário. É uma doença frequente, que atinge mais adultos na faixa etária dos 30 aos 40 anos.

Quando os cálculos migram para os ureteres são responsáveis  por ocasionar a cólica ureteral. Ela provoca uma dor lombar de início abrupto, com irradiação para a região genital. pode vir acompanhada de náuseas, vômitos e sudorese.

A dor da cólica não é causada pela presença da pedra em si, mas pela migração do cálculo e obstrução do trato urinário, causando uma distensão do ureter e rim. Estima-se que 70 até 90% dos cálculos ureterais menores que 5mm possam ser  eliminados espontaneamente

O primeiro passo no tratamento é aliviar a dor e infecção caso esteja presente. O tratamento dos cálculos renais  pode ser um tratamento clínico ou uma intervenção cirúrgica, variando de acordo com o tamanho, localização e dureza da pedra, assim como as condições gerais do paciente. hoje dispomos de diversos meios de tratamentos endoscópicos com a utilização do laser para quebra dos cálculos.

#drgustavowanderley #urologia #urologista #calculourinario #litiaseurinaria #calculo

#pedranosrins