Criptorquidia.

Criptorquidia, ou testículos não descidos, é a condição médica caracterizada pela ausência de um ou dos dois testículos no saco escrotal, devido a uma anomalia no desenvolvimento do feto durante a gestação. Esta alteração genital é muito comum e pode ocorrer em até 4% das crianças e em até 45% dos prematuros.

Ainda não se sabe o que causa esta condição, mas há relatos científicos sugerindo que ela pode resultar de diversos fatores ambientais durante a gestação e fatores genéticos. Recomenda-se que as grávidas evitem alguns fatores que aumentem o risco, como cigarro, álcool e obesidade. Entre as causas mais consistentemente associadas à criptorquidia estão a prematuridade ao nascimento e o baixo peso ao nascimento.

O diagnóstico da criptorquidia é realizado através do exame físico e análise do escroto logo após o nascimento do bebê. Caso seja confirmada essa condição, deverá ocorrer uma observação até o primeiro ano de vida. Caso não ocorra a migração espontânea, pode-se indicar uma cirurgia que deverá ser realizada até os 2 anos de idade.

#SacoEscrotal #Criptorquidia #Testiculos