Estenose da Uretra

Estenose da Uretra - Gustavo Wanderley

Estenose da Uretra:

O estreitamento da canal urinário é um problema muito frequente no consultório do Médico Urologista. Quase sempre esses profissionais se deparam com pacientes muito sofridos e boa parte deles já “cansados “com frequentes consultas e com   inúmeras cirurgias e sessões de dilatações da uretra.

Infelizmente o treinamento em cirurgia uretral vem muitas vezes sendo colocado em segundo plano em boa parte dos serviços de residência médica do Brasil e também do exterior. A consequência disso e a completa escassez de profissionais com treinamento adequado para realização das cirurgias mais complexas envolvendo a uretra. Os ambulatórios de Urologia dos serviços públicos expõem uma triste realidade de homens usuários de sondas urinárias perambulando em vários hospitais em busca do tratamento e esperando anos por uma cirurgia que “nunca” chega.

Os tratamentos existem e diversas técnicas podem ser utilizadas, desde as mais simples até complexas técnicas em que se utilizam mucosa da boca para reconstruir o canal urinário. Já existem trabalhos científicos em andamento nos quais tecidos construídos em laboratório poderão ser usados para reconstrução da uretra.