Estenose de uretra.

A estenose de uretra é uma doença urológica que causa o estreitamento e obstrução da uretra, canal que conduz a urina e o sêmen. Como a uretra masculina é mais longa, esta doença é mais frequente no sexo masculino.

Esse estreitamento é resultado de uma cicatrização inadequada em algum segmento da uretra, produzindo a redução do diâmetro da uretra e impedindo o fluxo urinário. Várias situações podem conduzir à estenose de uretra, como traumas, infecções, doenças sexualmente transmissíveis, cirurgias pela uretra, acidentes radioterapia e cirurgias da próstata

Entre os primeiro sintoma estão a redução do jato urinário, esforço miccional, gotejamento e sensação de esvaziamento incompleto e eventualmente incontinência urinária. Também é um sintoma comum apresentar um jato urinário espalhado, em vez de linear, como deve ser. Os casos mais graves podem ocasionar uma retenção urinária aguda, incapacidade total ou parcial de esvaziar a bexiga.

O tratamento é um procedimento cirúrgico  definitivo chamado de uretoplastia, em que se retira a zona de cicatrização inadequada e realinha-se a uretra, ou em alguns casos, substituindo a zona estreitada por porções da mucosa da boca ou da pele do prepúcio.