Estenose Uretral.

Estenose uretral é uma formação de tecido cicatricial que ocasiona um estreitamento da luz da uretra, podendo resultar na diminuição ou interrupção completa do fluxo urinário.

O paciente pode desenvolvê-la ao longo da vida, podendo a mesma vir após uma infecção na uretra ocasionada por doenças sexualmente transmissíveis ou também pode acontecer após traumas na uretra.

Geralmente, a Estenose Uretral provoca um fluxo reduzido de urina, dificuldade ao urinar, jato espraiado ou duplo, gotejamento de urina após a micção, aumento da frequência miccional, ardência no momento da micção e eventualmente pode cursar com incontinência.

O tratamento da Estenose geralmente é cirúrgico e pode na minoria dos casos ser feito por um procedimento endoscópico com a utilização de uma faca endoscópica ou laser para cortar a zona cicatricial . Porém tal procedimento tem altíssimas taxas recidiva.

Na maioria dos casos o tratamento padrão deve ser feito com uma cirurgia plástica da uretra chamada de uretroplastia. Esse tratamento quando feito em centros com experiência em tratamento da uretra tem bons resultados a longo prazo.

#EstenoseUretral #Uretroplastia #Uretra #EstenoseDaUretra #EstreitamentoDaUretra
#DrGustavoWanderley