O que é Incontinência Urinária

O Que É incontinencia urinaria

A Incontinência Urinária pela perda involuntária de urina, aliada a incapacidade de controlar o momento de esvaziar a bexiga. As causas podem ser genéticas, hormonais, envelhecimento, tabagismo, bexiga hiperativa, lesões medulares ou doenças do sistema nervoso. Portanto, é muito importante procurar ajuda médica aos primeiros sintomas da perda do controle da bexiga.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta que a doença tem tratamento e que não pode ser considerada um problema normal da idade. Estimativas apontam que 35% das mulheres após a menopausa sofrem de incontinência urinária ao fazer algum esforço e 40% das gestantes podem vir a apresentar um ou mais episódios do problema durante a gestação ou logo após o parto. Entre os homens, cerca de 5% dos submetidos à cirurgia para retirada da próstata também podem apresentar incontinência.

Converse com um urologista e saiba qual é a melhor opção de tratamento para você.

 

Quais são sintomas Incontinência UrináriaQuais são os principais sintomas?

Todos os tipos de incontinência urinária têm como sinal comum a perda involuntária de urina. Em alguns casos essa perda se dá espontaneamente e em outras está ligada a esforços físicos simples e inevitáveis, como rir, tossir ou espirrar.

Tipos e Sintomas:

  • Incontinência urinária de esforço: o sintoma inicial é a perda de urina que ocorre aos esforços como tossir, espirrar, caminhar, correr ou pular.
  • Incontinência urinaria de urgência: Caracteriza-se pela vontade súbita de urinar que ocorre em meio as atividades diárias e a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro.
  • Incontinência mista: É quando se associa os dois tipos de incontinência acima citados.
  • Incontinência urinária paradoxal: ocorre quando a bexiga está extremamente cheia e a perda urinária ocorre por uma espécie de transbordamento; o problema nesse caso é a incapacidade de esvaziamento da bexiga, mas o sinal é também a perda de urina.

Ao perceber os sintomas, procure um Urologista para diagnóstico,identificação da causa e do tipo de perda urinária e programação do tratamento adequado seja ele cirúrgico ou clínico.

Prevenção Intenctiencia UrináriaPrevenção:

O tema, Incontinência Urinária, ainda é pouco falado no Brasil – país em que 10 milhões de pessoas sofrem do problema, de acordo com estimativa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). A incontinência urinária nem sempre pode ser evitada.
Entretanto, alguns fatores podem reduzir o seu risco:

  • Não fumar.
  • Manter um peso saudável.
  • Praticar exercícios de moderada intensidade.
  • Fazer exercícios que reforçam os músculos do assoalho pélvico.
  • Evitar o consumo de bebidas e alimentos que podem piorar o quadro, como, por exemplo, café e bebidas alcoólicas.

Para isso, é preciso que o paciente tenha acompanhamento adequado por parte do Urologista. Se você sofre com situações de perda involuntária de urina, não hesite em procurar ajuda médica.