Prolapso Genital (A famosa bexiga baixa)

O Prolapso Genital, conhecido popularmente como bexiga caída ou bexiga baixa é o deslocamento de órgãos do sistema urinário feminino, reprodutor , como útero, bexiga, uretra além também do e intestino. Ele se dá devido a fragilidade e enfraquecimento dos músculos que constituem o assoalho pélvico.

De acordo com uma pesquisa na área de urologia, a prevalência desta doença é próxima a 22% em mulheres entre 18 e 83 anos. Além disso, aproximadamente 200.000 cirurgias são realizadas anualmente nos Estados Unidos para tratamento do Prolapso Genital.

As mulheres que sofrem com o prolapso genital, podem apresentar comprometimento miccional e fecal, e se veem obrigadas a diminuir suas atividades físicas, sociais e profissionais. Essa síndrome também pode tornar as relações sexuais dolorosas e, em alguns casos, impossíveis.  Além de aumentar as chances de perda urinárias

O tratamento da doença varia dependendo da gravidade da mesma. Quando o prolapso genital está em um grau mais leve, o tratamento pode ser resolvido através de exercícios fisioterápicos, fortalecendo a musculatura pélvica. Caso a doença esteja em um grau mais avançado, o recomendado é uma intervenção cirúrgica para recolocar os órgãos em suas posições adequadas.