Varicocele.

A varicocele é a principal causa tratável de infertilidade masculina, e está presente em 15% da população masculina. Apesar disso, a síndrome não provoca distúrbios na potência sexual.

Esta condição é derivada da dilatação anormal das veias dentro do escroto que são responsáveis por drenar o sangue testicular. Esta dilatação pode dificultar o retorno do sangue venoso provocando disfunção testicular e uma piora da qualidade do sêmen.

A varicocele é mais comum em homens entre 15 e 25 anos, sendo a idade o único fator de risco associado ao problema. Algumas pesquisas relacionam o surgimento ao excesso de peso, mas a relação ainda não foi comprovada.

Costuma ser uma condição indolor, porém pode ocasionar dor após realizar exercícios físicos. Caso não seja tratada, as varizes podem aumentar de tamanho e provocar uma atrofia testicular e infertilidade.

A resistência dos homens em realizar consultas médicas periódicas pode agravar os problemas causados pela varicocele. Quando diagnosticada precocemente e tratada adequadamente, a varicocele tem grandes chances de cura. Consulte um urologista regularmente.

#Varicocele #Infertilidade #Testiculo